domingo, 21 de abril de 2013

Razões da Política Neoliberal e seus reflexos no Brasil


Os principais aspectos do Neoliberalismo econômico consistem na não-intervenção do Estado na economia, com a privatização de empresas estatais aliada à livre circulação de moeda estrangeira das empresas multinacionais, e, principalmente, que a oferta e a demanda são suficientes para determinar os preços de mercado dos produtos.
Muitos autores são totalmente contra as políticas neoliberais, com argumentos de que a mesma só favorece as grandes potências mundias e as empresas multinacionais. Os países de 3o mundo ou em desenvolvimento são os que mais sofrem com as consequências das políticas neoliberais, resultando em salários medíocres, altas taxas de desemprego, aumento das diferenças sociais e passando a ter que pedir mais ajuda ainda dos países do 1o mundo, com o capital internacional, por meio de empréstimos, que, muitas vezes, nem chegam a ser pagos.
Outros autores defendem que as ideias neoliberais são de suma importância para um país crescer economicamente, fazendo com que aja uma concorrência maior entre os países para as lideranças do mercado, maiores investimentos nas áreas da tecnologia e sustentabilidade, resultando numa queda de preços e da inflação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário