domingo, 28 de outubro de 2012

ARTIGO SOBRE AUTÓGRAFOS (Trabalho de Introdução a Economia)

HISTÓRIA DOS AUTÓGRAFOS
Um autógrafo refere-se a um manuscrito original de um autor. Na acepção mais comum e moderna, os autógrafos são as assinaturas de pessoas célebres, oferecidas como lembrança de um contato pessoal a admiradores. Em determinados países, como nos Estados Unidos da América, é comum o comércio de produtos autografados e dos próprios autógrafos.
Os autógrafos, em sua maioria, consistem nas assinaturas das pessoas célebres, sendo um escrito em algum documento que visa dar validade a ele ou identificar a sua autoria.

MERCADO

O autógrafo hoje em dia ainda é utilizado pelas celebridades como um modo de obter lucro, muitas vendem seus autógrafos para colecionadores e pessoas especializadas em trocas e vendas de autógrafos para compradores, fãs e colecionadores célebres, um grande exemplo de celebridade que lucrou com autógrafos é Joe Dimagio (ex-jogador de baseball do New York Yankees) onde ele pode lucrar mais com a venda de autógrafos do que em toda sua carreira como jogador entre outros.
Uma grande forma de se lucrar com autógrafos é a partir de leilões, onde artistas vendem itens raros autografados pelas celebridades que o usaram. Nos dias de hoje um dos autógrafos mais cobiçados de artistas vivos é o do ex-jogador de basquete Michael Jordan, por não ter distribuído muitos em sua carreira, podendo custas algumas centenas de dólar. Outra forma de celebridades lucrarem com autógrafos é o lançamentos de produtos limitados autografados pelos mesmos, que se depois de anos estiverem em perfeito estado acabam valendo até cinco vezes o preço original.

DINÂMICA

A dinâmica ocorreu através da propaganda (merchandising) sobre o produto e sua eventual venda. Atentamos aos níveis da demanda do mercado de acordo com o aumento ou com a diminuição do preço do produto, no caso, autógrafos.
Atentamos para a demanda durante cinco situações distintas, todas com preços diferentes e de lá tiramos nossas conclusões sobre a quantidade de interessados em adquirir os autógrafos.
O preço inicial dos autógrafos era de R$0,02, interessando a dois compradores. Como a procura foi baixa, resolvemos aumentar o preço, para evitar um eventual prejuízo, para R$0,03, onde o nosso número de interessados subiu para três. Com o aumento do número de interessados, acrescentamos R$0,01 a nosso preço, totalizando R$0,04, onde nossa demanda teve uma queda de 66% em relação ao preço anterior, atraindo apenas um comprador. Com a baixa venda e, mais uma vez, o medo de um provável prejuízo, elevamos o preço para R$0,05, onde a demanda permaneceu a mesma, com apenas um interessado.

Com a variação da demanda, construímos uma tabela e um gráfico que mostram os resultados das vendas.

TABELA COM OS DADOS DA CURVA DA DEMANDA



GRÁFICO COM A CURVA DA DEMANDA


OBS: PREÇO EM R$.
OBS 2: Dados analisados de acordo com a demanda da sala do 1º período de Ciências Ecônomicas do turno matutino, às 10h da manhã do dia 03/05/2012.

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